Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

Jerusalém é linda!

Jerusalém
Estive em Jerusalém acerca de dois anos atrás e realmente é um lugar que todos devem ir, pelo menos uma vez. É a cidade que convive com as três religiões monoteístas: o Judaísmo, o Islã e o Cristianismo. 

Na volta, os amigos me perguntavam: Karisia, mas, qual foi mesmo o lugar que mais te emocionou?!!! (Luquinha, esse post é para você). 
Bom, então, aí vai:

Monte das Oliveiras

Pra mim foi o ponto alto da viagem. De lá temos uma vista linda da cidade velha de Jerusalém. Na Bíblia, o monte, foi o lugar de onde Jesus saiu para entrar na cidade, montado em um jumento. Lugar também onde Jesus chorou, olhando para a cidade santa pela última vez. (Lucas,19,42 Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos.) No alto do monte, existe a Capela franciscana Domus Flevit (em latim: O Senhor chorou). Ela foi concebida com contornos de uma lágrima. Uma janela atrás do altar, forma uma moldura à paisagem. É bem interessante. 
 Os judeus acreditam que o Messias ainda não veio e que quando vier, aparecerá ali. Por isso, um cemitério enorme existe ali, com a idéia de que os enterrados nesse lugar, serão os primeiros a serem salvos.

No pé do monte, outro lugar emocionante. O Jardim do Getsemani ? (derivado do aramaico (Gaṯ-Shmānê),  que significa prensa de azeite), com a Igreja da Agonia ou Igreja de todas as Nações. Onde, por várias vezes, Jesus se retirou para rezar e na noite da agonia, onde Ele chorou, suou sangue. A Igreja da Agonia, tem uma arquitetura lindíssima. Quando a luz do sol atravessa os vitrais, todos em tons de roxo, a Igreja é invadinda pelo clima de oração e silêncio, favorecendo a reflexão nesse momento.

Mateus 26,36-46

36. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
37. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38. Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.
39. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.
40. Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo...
41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!
43. Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados.
44. Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
45. Voltou então para os seus discípulos e disse-lhes: Dormi agora e repousai! Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores...
46. Levantai-vos, vamos! Aquele que me trai está perto daqui.

Seja de que religião você é, aproveite essa cidade cheia de história, com suas ruas, sua beleza arquitetônica e todos os seus mistérios.

-2

Vista da cidade de Jerusalém 


Jardim com oliveiras. Uma tem mais de 2000 anos e os peregrinos veem nela um laço forte com Jesus, que se encontrava com os apóstolos nesse jardim para pregar e orar.
No Jardim das Oliverias ou Getsemani que fica ao lado da Igreja da Agonia está uma Oliveira com mais de 2.000 anos. O jardim é cercado por uma cerca para sua melhor preservação. Local ideal para oração, assim como Jesus o fez. Não deixe de ir.


com amor,


Karisia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário